Pergunta quem pode, responde quem tem coragem

  • Apoio
  • Coprodução

Gestores da saúde nos 75 municípios são informados sobre microcefalia


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta quarta-feira (18) uma reunião com secretários municipais e coordenadores das vigilâncias de saúde e sanitárias dos 75 municípios sergipanos para repassar informações sobre microcefalia.
Sergipe é o segundo estado do Nordeste que apresentou maior alta no número de casos neste ano, 44, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde (MS). Apesar desse número, a SES diz que já notificou oficialmente 52 casos de nascidos com a má formação no cérebro.
Segundo o MS, no país foram notificados 399 casos da doença em recém-nascidos de sete estados da região Nordeste. O maior número de casos foi registrado em Pernambuco, 268 no total.
Para o médico infectologista Marco Aurélio ainda é cedo afirmar que a microcefalia tem ligação com o mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika Vírus, da dengue e a Febre Chikungunya, conforme apontam os primeiros estudos.
“Até o momento, Sergipe não confirmou nenhum caso do vírus Zika. O estado está colaborando com o Ministério da Saúde e realizando as notificações. O que nós já sabemos é que 90% das gestantes que tiveram bebês com microcefalia apresentaram alguma doença exantemática, ou seja, doença infecciosa sistêmica, durante a gravidez. As gestantes precisam fazer o pré-natal de forma correta porque o acompanhamento é importante para a mãe e para o bebê”, alertou o médico.
A orientação é que as gestantes não se automediquem e que procurem atendimento médico quando tiverem algum problema de saúde. Segundo a SES, o Ministério da saúde implantou um prontuário que deve ser utilizado para realizar as investigações para encontrar as causas prováveis da microcefalia e as matrizes devem notificar os casos ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Essas diretrizes já estão sendo cumpridas em Sergipe.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde informou que vai divulgar uma nota técnica sobre o assunto.
*Com informações da SES e do MS

 

Fonte: G1


Postagens Recentes


10'NECESSÁRIOS - Eliane Aquino (PT saudações)

10'NECESSÁRIOS - Ciro Gomes (O Brasil de Ciro #1)

10'NECESSÁRIOS - Paulo Pedrosa ( Sindifisco X Governo )